REQUISITOS PARA CERTIFICAÇÃO DE BLACIBU
Registrar na estrita ordem indicada:
1. Você deve preencher o formulário de Certificação Blacibu no site para anexar seu currículo. Informações pessoais: nome, sobrenome, data e local de nascimento, país de exercício profissional, incluindo uma foto atual digital de fundo branco, com uma resolução mínima de 300 DPI, no tamanho de documento de identificação. Diploma universitário de Dentista (ou equivalente em seu país). Carteira de identidade, registro profissional ou associação oficial de Dentista (ou equivalente em seu país), se aplicável no seu país de exercício. Diploma de Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial (Cirurgião Bucomaxilofacial ou equivalente em seu país). Registro profissional oficial em Cirurgia Bucomaxilofacial (Cirurgião Bucomaxilofacial ou equivalente em seu país), se aplicável no seu país de exercício.
*Certificados de participação em cursos e congressos relacionados à especialidade, reconhecidos pela Alacibu, organizados por data (começando pelos mais recentes), indicando: nome do evento, ano, instituição que o reconhece e horas de crédito.
-Certificados de participação em cursos e congressos relacionados à especialidade não reconhecidos pela Alacibu, organizados por data (começando pelos mais recentes), indicando: nome do evento, ano, instituição que o reconhece e horas de crédito.
-Conferências apresentadas com aval acadêmico da Alacibu: Indicando o título da conferência, evento em que foi apresentada e organizadas por data, começando pela mais recente.
-Conferências apresentadas sem aval acadêmico da Alacibu: Indicando o título da conferência, evento em que foi apresentada e organizadas por data, começando pela mais recente.
-Trabalhos apresentados com aval acadêmico da Alacibu: Indicando o título do trabalho, evento em que foi apresentado, modalidade (apresentação oral ou pôster) e organizados por data, começando pelo mais recente.
-Trabalhos apresentados sem aval acadêmico da Alacibu: Indicando o título do trabalho, evento em que foi apresentado, modalidade (apresentação oral ou pôster) e organizados por data, começando pelo mais recente.
-Trabalhos publicados (de acordo com as normas de Vancouver).
– Atividades assistenciais (organizadas por data, começando pela mais recente).
Anexar os seguintes documentos comprobatórios:
-Diploma de Graduação em Odontologia (dentista, cirurgião-dentista ou equivalente em seu país).
-Identidade Profissional, Registro ou Inscrição oficial de Odontólogo (dentista, cirurgião-dentista ou equivalente), se aplicável em seu país de exercício.
-Diploma de Especialização em Cirurgia Bucomaxilofacial (Cirurgião Oral e Maxilofacial ou equivalente em seu país).
-Identidade Profissional, Registro ou Declaração oficial de especialização em Cirurgia Bucomaxilofacial (Cirurgião Oral e Maxilofacial ou equivalente), se aplicável em seu país de exercício.
-Comprovante de ter concluído uma residência em especialização em tempo integral, com duração mínima de 3 anos.
-Comprovante de ser membro ativo (Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial ou Cirurgião Oral e Maxilofacial ou equivalente) da Sociedade, Associação ou Entidade Nacional que esteja em dia com a ALACIBU.
-Certificados ou diplomas de atividades acadêmicas e/ou atividades assistenciais (conforme descrito nos itens anteriores 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12).
-Comprovante de pagamento (através de transferência bancária para a Tesouraria da ALACIBU) do valor estabelecido para o processo de certificação, com cópia para
[email protected] e [email protected], o qual não será reembolsado caso o candidato não obtenha a certificação.
-A comissão avaliadora do BLACIBU tem o direito de verificar a autenticidade das informações e documentos do candidato. Se algum documento for considerado falso, o candidato perderá permanentemente o direito de se certificar.
Considerações:
1. A certificação através do currículo vitae (CV) é concedida apenas aos especialistas com pelo menos 15 anos desde a sua graduação. Aqueles que não atenderem a esse requisito deverão realizar o exame de certificação do BLACIBU (escrito e oral).
2. A certificação concedida pelo BLACIBU ao especialista terá validade de 6 (seis) anos. É responsabilidade de o especialista certificado solicitar a recertificação, sem interromper a continuidade de sua validade.
3. O CV pode ser apresentado pelo candidato em espanhol ou português.
4. O exame escrito (EE) e o exame oral (EO) devem ser realizados no local determinado pelas autoridades do BLACIBU.
5. A avaliação do CV e seus documentos comprobatórios, será realizada pelo Comitê Avaliador do BLACIBU, pelo menos 6 meses antes da data do EE e EO.
Exame de Certificação BLACIBU
1.-O processo de certificação consistirá em três partes:
a. Parte I: Revisão do Currículo Vitae, com seus documentos comprobatórios.
b. Parte II: Exame Escrito (EE), geralmente realizado no contexto do CIALACIBU, ou onde as autoridades do BLACIBU anunciarem na convocação para candidatura.
c. Parte III: Exame Oral (EO), após aprovação no Exame Escrito (EE).
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
Parte II:
a. O Exame Escrito (EE) será realizado antes do Exame Oral (EO).
1. Na avaliação do EE, apenas uma resposta é correta. O resultado será aprovado ou reprovado. Para aprovar no exame, será necessário obter no mínimo 60% de respostas corretas.
1. O candidato poderá solicitar que o Exame Escrito (EE) seja redigido em espanhol ou português.
-Haverá no mínimo três avaliadores em cada exame, e de preferência um dos avaliadores deverá ser da mesma região do candidato (Andina, México, Caribe, América Central ou Cone Sul), e os outros dois avaliadores deverão ser de países diferentes.
Parte III:
a. O Exame Oral (EO) será realizado na forma de entrevista e poderá ser conduzido em espanhol ou português.
b. O Exame Oral (EO) terá duração de 1 (uma) hora e será dividido em duas partes:
Parte 1: Apresentação de caso. Cada candidato deverá enviar dois casos clínicos, devidamente documentados (no formato de apresentação em PowerPoint ou Keynote), estruturados com o histórico clínico do paciente, fotos clínicas pré-operatórias, intra-operatórias, pós-operatórias, imagens radiográficas, histologia, exames laboratoriais, estudos anatomopatológicos, etc., conforme aplicável ao caso clínico. Os avaliadores apresentarão ao candidato dois casos clínicos. As áreas a serem avaliadas são: dentoalveolar, patologia, defeitos congênitos, articulação temporomandibular, trauma e ortognática. O júri selecionará um caso e o candidato terá 15 minutos para sua exposição, incluindo discussão.
Parte 2: Perguntas que abrangem todo o âmbito da Especialidade em Cirurgia Bucomaxilofacial, a partir de uma lista de questões aprovada pelo comitê científico do BLACIBU.
-O candidato que não tiver preparado seus casos clínicos ou cuja apresentação e defesa não forem satisfatórias para os avaliadores não poderá prosseguir para a Parte 2 do Exame Oral (EO) – perguntas sobre a especialidade – e seu processo de certificação será considerado reprovado.
-Cada avaliador atribuirá uma pontuação de 0 a 10, e a somatória dos pontos dos três avaliadores resultará na pontuação máxima final de 30 pontos. O candidato que obtiver uma pontuação igual ou superior a 18 pontos será aprovado.
Instruções para solicitação de certificação e/ou recertificação.
Cada candidato que deseje solicitar a Certificação do BLACIBU (por méritos sem avaliação ou através da realização do exame de certificação) deverá transferir para a conta da ALACIBU o valor líquido de US$150 dólares americanos. Isto é, cada candidato deve verificar os custos e taxas de transferência, de modo a garantir que o valor exato indicado seja depositado na tesouraria da ALACIBU. Esse valor não será reembolsado no caso do candidato não obter sua certificação ou recertificação.
Os membros que solicitarem a recertificação deverão transferir para a conta da ALACIBU o valor líquido de US$100 dólares americanos. Isto é, cada candidato deve verificar os custos e taxas de transferência, de modo a garantir que o valor exato indicado seja depositado na tesouraria da ALACIBU. Esse valor não será reembolsado no caso do candidato não obter sua recertificação, independentemente da causa.
Para qualquer uma dessas opções, as seguintes ações devem ser realizadas:
Primeiro: O candidato deverá anexar no campo correspondente do formulário de certificação ou recertificação o comprovante da transferência realizada para a conta da ALACIBU.
Segundo: O candidato deverá enviar para a Entidade (Sociedade ou Associação) Nacional da especialidade em seu país toda a documentação exigida pelo BLACIBU, conforme aplicável para a certificação ou recertificação do Título de Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial (ou equivalente em seu país), apenas como cópia de backup (comprovante de transferência, formulário de inscrição, currículo vitae e toda a documentação exigida pelo BLACIBU em formato PDF).
Terceiro: Os prazos (datas) para a apresentação de toda a documentação, tanto para aqueles que solicitam a certificação quanto para a recertificação, estarão sempre disponíveis no site da ALACIBU (www.alacibu.net).